Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

CLINIC INTERNACIONAL DA FORMAÇÃO - CANTANHEDE 2012

Photobucket



PASSO A PASSO - MONTEMOR-O-VELHO

Photobucket

Atletas convocados  :  Rui Craveiro (Sub-14) e Guilherme Quaresma (Sub-12).


Decorreu no início da semana, em Montemor-o-Velho, com o apoio da Câmara Municipal, um momento de trabalho da Associação de Basquetebol de Coimbra, destinado aos mais jovens, o Programa Passo a Passo.
Este programa visa a detecção e treino de atletas de maior potencial na idade de sub-13, preparando o que serão as selecções distritais de sub-14 da próxima época. As sessões de treino foram desenvolvidas com base em conteúdos da técnica e táctica-individual, seguindo-se um período de competição em equipas para observação dos atletas em situação de jogo.
 Valdemar Ferreira e Fernando Santos foram os responsáveis pela actividade do grupo masculino enquanto João Costa e Leonor Silva trabalharam com o grupo feminino. A treinadora Ana Machado, que fará equipa técnica com Fernando Santos, para a Festa do Minibasquete, esteve também presente nestas sessões.

Photobucket

Guilherme Quaresma (Sub-12)

 Mais uma vez os pais e mães foram preciosas ajudas pois as deslocações para os treinos estiveram sob sua responsabilidade. A este trabalho juntaram-se os atletas minis 12 indicados pelos clubes para integrarem a equipa que representará Coimbra na Festa Nacional do Minibasquete em Paços de Ferreira, de 5 a 8 de Julho.




quinta-feira, 28 de junho de 2012

SELECÇÃO NACIONAL DE SUB-16

Photobucket
O nosso atleta : Diogo Araújo


Uma delegação da Seleção Nacional Sub-16 Masc, que se encontra no Caramulo a preparar a participação no Campeonato da Europa, foi recebida pelo Presidente da Junta Freguesia de Guardão, António Ferreira, que muito amavelmente deu informações sobre a história local e as potencialidades da região. 
 A comitiva teve também a hipótese de visitar o Museu de Arte do Caramulo, onde se deslumbrou com obras de Picasso, Dali, Vieira da Silva, Amadeo de Sousa Cardoso, entre muitos outros. 
 No mesmo espaço, e talvez mais conhecido, o Museu do Automóvel possui uma coleção de automóveis, motociclos e velocípedes muito interessante, onde consta, por exemplo, o carro mais antigo em funcionamento do nosso país.




Photobucket

sábado, 23 de junho de 2012

TREINOS SUB-14 - MISERICÓRDIA OBRA DA FIGUEIRA

Photobucket


Os treinos dos nossos atletas Sub-14 (atletas de 1999-2000) continuam a ser realizados no Polidesportivo José Sotto Mayor entre as 18:30 e 20:00.



Photobucket


Photobucket


Photobucket

sexta-feira, 22 de junho de 2012

2ª FESTA NACIONAL DE MINIBASQUETE

Este evento irá decorrer em Paços de Ferreira de 5 a 8 de Julho de 2012. Os 6 melhores clubes classificados no ranking (Olivais, Ginásio, AAC, CAD, Academia e CIM) foram convidados a indicar um atleta para formar equipa que representa a Associação de Basquetebol de Coimbra.

A Festa Nacional do Minibasquete é um evento do Comité Nacional de Minibasquete e envolve todas as Associações do país.

O nosso é atleta escolhido é :
Photobucket

        Guilherme Quaresma


PASSO A PASSO - SUB-14

Foi convocado para participar na 1ª acção do Programa Especial "Passo a Passo" de Sub-14 Masculinos, o atleta :

Photobucket

Rui Craveiro

Esta acção decorre nos dias 25,26 e 27 de Junho de 2012 das 17:00 às 18:30 no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SELECÇÃO NACIONAL SUB-16 MASC.

Photobucket


A preparação da selecção nacional de Sub-16 para o Campeonato da Europa de 2012, irá realizar um estágio  no Caramulo (Tondela-Viseu) de 21 a 29 de Junho.


O nosso atleta, Diogo Araújo, irá estar presente juntamente com outros 14 colegas da Selecção.


Os treinos irão decorrer no Pavilhão Municipal do Caramulo.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO - CAR JAMOR

Dois dos nossos atletas Sub-16, André Mendes e Diogo Araújo, foram seleccionados para um estágio de observação e recrutamento para o Car Jamor masculinos 2012/2013.


André Mendes


Diogo Araújo


A concentração será no Centro de Estágio do Jamor no dia 16 de Junho de 2012 e os treinos serão na Cruz Quebrada.



BASQUETEBOL NAS FÉRIAS

Photobucket


ESTAMOS A TUA ESPERA, APARECE :))

quinta-feira, 14 de junho de 2012

FASE FINAL SUB-16

Photobucket


Foi com um grande sentimento de angústia e desilusão que não conseguimos atingir o objectivo final!

O basquetebol de formação, nos últimos anos, habituou os ginasistas a que todas as finais são para vencer! Desta vez não foi possível. Depois de duas vitórias (frente ao Basket de Almada e ao F.C.Porto) nas jornadas iniciais, a equipa esperava o Benfica para disputar a Final. Foi um jogo em que a diferença foi conquistada pelos pormenores! Se fizermos a análise de alguns dados estatística do encontro damos conta disso mesmo:
Lançamentos de 2pts - Ginásio 17/35, Benfica 18/47
Lançamentos de 3pts - Ginásio 6/26, Benfica 8/26
Total de Ressaltos - Ginásio 42 (12 ofensivos, 30 defensivos), Benfica 43 (16 ofensivos, 27 defensivos).

Photobucket


Mas quem esteve presente apercebeu-se que, após um 2º período desastroso (8-21), o Ginásio comprometeu a luta pela vitória final. Com uma desvantagem de 18 pontos ao intervalo, deu-se a natural reacção ginasistas, com uma entrada no 3º período mais agressiva e uma recuperação de 9 pontos no marcador, tomando nesta altura (e pela primeira vez) o ritmo do jogo!
O Benfica interrompe a partida com um desconto de tempo e no seu recomeço algumas decisões da equipa de arbitragem comprometem ainda mais a luta pela vitória.
Na memória fica uma falta ofensiva averbada ao Diogo Araújo que consegue marcar um cesto no 1x1 interior - 2 pontos anulados pelo magnifico "Flop" feito pelo jogador Benfiquista, três faltas marcadas aos nossos "jogadores grandes" em que nitidamente o base adversário se "atira" na procura da falta (convertendo com mérito todos os lances livres) e permissividade nos contactos para além das margens sempre que tentávamos jogar nas zonas mais perto do cesto, que se traduziram em perda de bola e mais tarde em receio dos jogadores em tomar as mesmas opções dado o critério aplicado pela equipa de arbitragem. Nesta fase do jogo a equipa da figueira também não foi feliz na concretização, com os lançadores a revelarem demasiada ansiedade que afectou a eficácia! Não seria correcto desculpar a derrota com a arbitragem, não foi esse o nosso estilo ao longo da época! O Benfica foi melhor e merece o título. Contudo, o "timing" dos erros de arbitragem prejudicaram a recuperação ginasista. Foi uma partida com um elevado ritmo, marcada pela eficácia benfiquista nos momentos decisivos do jogo. Não foram as constantes trocas defensivas do Benfica (defesas mistas, zona 1:3:1, zona 2:3, defesa individual) que perturbaram o ataque ginasista (acabou por superar a sua média de pontos marcados) mas sim a nossa defesa que se revelou mais permeável (sofremos 79 pontos quando normalmente não deixamos os adversários marcar mais de 60 pontos!).
Neste capítulo importa dar os merecidos parabéns ao Benfica que demonstrou muita pontaria na hora de lançar ao cesto, mesmo pressionados com a oposição que era exercida!
Ficámos com vontade de jogar logo no dia seguinte, em "nossa casa", num sistema de Play-off... No final, o sentimento de dever cumprido alivia a desilusão de uma final perdida!
Representámos o Clube, a Cidade e o Basquetebol Distrital da melhor maneira que fomos capazes!


Photobucket

Ficha de Jogo:

Ginásio 65 x 79 Benfica  


Parciais: 1º período 18 x23; 2º período 8 x 21; 3º período 22 x 23; 4º período 17 x 12 

Atletas convocados: 
Tiago Gil, João Lé, André Mendes (6pts), André Silva (1pt), Bernardo Neves (8pts), Alberto Teixeira, Gonçalo Dias (7pts), Marcelo Santos, Diogo Araújo (13pts), Bruno Marques (3pts), Guilherme Santos (17pts), Nuno Bonfim (10pts), Tiago Antunes e Micael Oliveira.


Photobucket

domingo, 10 de junho de 2012

FESTA DE ENCERRAMENTO MINIBASQUETE - CANTANHEDE 9/06/2012




Photobucket


Este Sábado, realizou-se a Festa de Encerramento de Minibasquete de Coimbra, em Cantanhede. O Ginásio esteve presente com uma equipa de Sub 12.
Nesta festa de encerramento estiveram presentes as seguintes equipas :  A.A.C., Academia de Basquetebol, Basket Clube de Cantanhede, CAD Coimbra Basquete, Columbófila Cantanhede, Basket Clube Condeixa, Clube Infante Montemor, Lousanense, Sporting Figueirense, Sampaense Basket e Gira-Sol.
O evento contou com 5 campos, 3 no pavilhão Marialvas e 2 campos exteriores, os quais estiveram quase todo o dia em actividade.
Nos momentos de folga dos jogos de Minibasquete, os atletas tiveram a possibilidade de se divertirem em algumas actividades organizadas pelas Câmara Municipal de Cantanhede em comemoração do dia da criança.


Photobucket


Photobucket


Esta Festa findou com a sessão de encerramento que começou com a entrega da fotografia de clube do evento, depois de breves palavras de alguns responsáveis pela organização deste dia. Seguiu-se a entrega aos clubes, pela mão do Director Técnico Nacional de Minibasquete, San Payo Araújo, do Certificado de Escola de Minibasquete, da época 2010/2011.

Photobucket



Um muito obrigado ao nosso amigo e seccionista António Rosa por ter acompanhado a nossa equipa de Sub-12 neste evento, e as melhoras para o nosso atleta Joaquim Coelho, por se ter lesionado no decorrer de um jogo, impossibilitando o mesmo de continuar a jogar.


Photobucket
                                                   

1º TORNEIO NACIONAL UFB - 9/06/2012


A secção de basquetebol do União foot-Ball de Buarcos está de parabéns pela organização do seu 1º Torneio Nacional, que decorreu ontem dia 09 de Junho de 2012 durante todo o dia.  Este evento foi um sucesso que proporcionou momentos de enorme alegria e satisfação a dezenas de crianças dos 6 aos 10 anos.




Photobucket


Um "intruso" mascarado, mas bem conhecido dos nossos atletas esteve presente em campo, trata-se do nosso amigo e jogador senior : David Martins. 




Photobucket



Photobucket


Photobucket

sexta-feira, 8 de junho de 2012

quinta-feira, 7 de junho de 2012

JOGOS DA FORMAÇÃO PARA ESTE FIM DE SEMANA


MINIS 8 e 10 :

                                                   
09/06/2012 - 9:30-18:00 - 1º TORNEIO NACIONAL U.F.B - PAVILHÃO CARAS DIREITAS
MINIS 12 :
09/06/2012 - 10:00-17:30 - FESTA DE ENCERRAMENTO DO MINIBASQUETE - CANTANHEDE        - PAVILHÃO MARIALVAS




Photobucket


SUB-16 :

FASE FINAL DO XXIV CAMPEONATO NACIONAL - PAVILHÃO HENRIQUE MIRANDA

JOGOS :

08/06/2012 - 19:15 - GINÁSIO X BASKET ALMADA
08/06/2012 - 21:30 - SL BENFICA X FC PORTO

09/06/2012 - 15:00 - VENCEDOR 1º JOGO X VENCIDO 2º JOGO
09/06/2012 - 17:15 - VENCEDOR 2º JOGO X  VENCIDO 1º JOGO

10/06/2012 - 9:30 - VENCEDOR 1º JOGO X VENCIDO 2º JOGO
10/06/2012 - 11:45 - VENCEDOR 2º JOGO  X  VENCIDO 1º JOGO

TROFÉUS A ATRIBUIR :
CINCO IDEAL :  MELHOR BASE
                             MELHOR BASE/EXTREMO
                             MELHOR EXTREMO
                             MELHOR EXTREMO/POSTE
                             MELHOR POSTE
                             MELHOR DEFENSOR

TAMBÉM SERÃO DISTINGUIDOS OS SEGUINTES ATLETAS :

MELHOR RESSALTADOR
LÍDER EM ASSISTÊNCIAS
MELHOR MARCADOR
MVP


terça-feira, 5 de junho de 2012

ESTÁGIO NO CARAPITO

Photobucket

Mais um momento marcante da época 2011/2012.
 Este fim de semana a equipa de Sub16 teve a oportunidade de "estagiar" no Carapito, uma bonita Aldeia do concelho de Aguiar da Beira. Fica desde já o nosso sentido agradecimento, em nome da direcção do Ginásio e dos pais dos atletas, à família Cardoso (Alexandra, Duarte e José Cardoso) que tiveram a amabilidade de abrir as portas da sua casa e de serem anfitriões de dois dias fantásticos! O nosso sincero obrigado ao Duarte Cardoso, Miguel Augusto e Pedro Marques (atletas da equipa Sub18), que ajustaram a sua agenda pessoal e também aceitaram o convite para partilharam a sua experiência em Fases Finais.
 Um agradecimento ao Luís Dionísio que teve uma grande responsabilidade na concretização deste estágio e que também nos brindou com a sua presença. Treinos, reuniões de grupo, convívio e muitas horas de boa disposição! Dois dias e duas noites em que todos ficaram a conhecer-se melhor, mais cúmplices na defesa do objectivo final, numa demonstração de espírito de grupo e de compromisso colectivo bem evidente. Ficam algumas fotos que testemunham da melhor forma os deliciosos momentos vividos.


Photobucket
Photobucket
Photobucket

Photobucket

Photobucket

domingo, 3 de junho de 2012

TORNEIO RUI ROXO - 2/3 JUNHO DE 2012

Photobucket
Dia 02 de Junho :

CAMPO 1  - GRUPO 1 :

15:30 : GINÁSIO A   43  X  23  F.C.PORTO
16:30 : SEIXAL  30  X  42   F.C. PORTO
17:30 : GINÁSIO A  83  X  25  SEIXAL


CAMPO 2 - GRUPO 2 :

15:30 :  GINÁSIO B  14  X  79  GUADALUPE B.PACENSE
16:30 :  QUELUZ  39  X  36  GUADALUPE B. PACENSE
17:30 :  GINÁSIO B  14  X  108  QUELUZ


Photobucket



Dia 03 de Junho : 


APURAMENTO DO 5º E 6º LUGAR 
09:15 :  GINÁSIO B  34  X  56  SEIXAL

APURAMENTO DO 3º E 4º LUGAR
10:30 :  F.C.PORTO  54  X  87 GUADALUPE B. PACENSE

APURAMENTO DO 1º E 2º LUGAR 
11:45 :  GINÁSIO A  48  X  60  QUELUZ


CINCO IDEAL

RICARDO SERENO - F.C. PORTO
HENRIQUE MARTINS - QUELUZ
TIAGO GOMES - QUELUZ
GONÇALO BARBOSA - GINÁSIO
HÉLIO CAETANO - GUADALUPE B.PACENSE


Photobucket


sábado, 2 de junho de 2012

HOMENAGEM AO ENG. ANTÓNIO MANUEL S.PEREIRA

Photobucket

No passado sábado, dia 2, pelas 11.30 horas, teve lugar no Pavilhão Galamba Marques, a Cerimónia de descerramento da efigie do saudoso Eng. António Manuel Salvador Simões Pereira, justa homenagem promovida por uma Comissão e pela Direção do Ginásio.

Na sua juventude, o Eng. Simões Pereira praticou Basquetebol em representação do Clube e posteriormente foi também treinador-jogador de Voleibol, modalidade na qual se tinha destacado no Instituto Superior Técnico. Vice-presidente da Direção de 1983 a 86, assumiu a presidência entre 1988 e 93 e foi um dos principais colaboradores de Galamba Marques na construção do Pavilhão. Sócio-Honorário desde 1994, a Companhia de Seguros “o Trabalho” distinguiu-o no mesmo ano com o Prémio “Serviços Prestados à Comunidade”.


Photobucket