Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

FASE FINAL SUB-16

Photobucket


Foi com um grande sentimento de angústia e desilusão que não conseguimos atingir o objectivo final!

O basquetebol de formação, nos últimos anos, habituou os ginasistas a que todas as finais são para vencer! Desta vez não foi possível. Depois de duas vitórias (frente ao Basket de Almada e ao F.C.Porto) nas jornadas iniciais, a equipa esperava o Benfica para disputar a Final. Foi um jogo em que a diferença foi conquistada pelos pormenores! Se fizermos a análise de alguns dados estatística do encontro damos conta disso mesmo:
Lançamentos de 2pts - Ginásio 17/35, Benfica 18/47
Lançamentos de 3pts - Ginásio 6/26, Benfica 8/26
Total de Ressaltos - Ginásio 42 (12 ofensivos, 30 defensivos), Benfica 43 (16 ofensivos, 27 defensivos).

Photobucket


Mas quem esteve presente apercebeu-se que, após um 2º período desastroso (8-21), o Ginásio comprometeu a luta pela vitória final. Com uma desvantagem de 18 pontos ao intervalo, deu-se a natural reacção ginasistas, com uma entrada no 3º período mais agressiva e uma recuperação de 9 pontos no marcador, tomando nesta altura (e pela primeira vez) o ritmo do jogo!
O Benfica interrompe a partida com um desconto de tempo e no seu recomeço algumas decisões da equipa de arbitragem comprometem ainda mais a luta pela vitória.
Na memória fica uma falta ofensiva averbada ao Diogo Araújo que consegue marcar um cesto no 1x1 interior - 2 pontos anulados pelo magnifico "Flop" feito pelo jogador Benfiquista, três faltas marcadas aos nossos "jogadores grandes" em que nitidamente o base adversário se "atira" na procura da falta (convertendo com mérito todos os lances livres) e permissividade nos contactos para além das margens sempre que tentávamos jogar nas zonas mais perto do cesto, que se traduziram em perda de bola e mais tarde em receio dos jogadores em tomar as mesmas opções dado o critério aplicado pela equipa de arbitragem. Nesta fase do jogo a equipa da figueira também não foi feliz na concretização, com os lançadores a revelarem demasiada ansiedade que afectou a eficácia! Não seria correcto desculpar a derrota com a arbitragem, não foi esse o nosso estilo ao longo da época! O Benfica foi melhor e merece o título. Contudo, o "timing" dos erros de arbitragem prejudicaram a recuperação ginasista. Foi uma partida com um elevado ritmo, marcada pela eficácia benfiquista nos momentos decisivos do jogo. Não foram as constantes trocas defensivas do Benfica (defesas mistas, zona 1:3:1, zona 2:3, defesa individual) que perturbaram o ataque ginasista (acabou por superar a sua média de pontos marcados) mas sim a nossa defesa que se revelou mais permeável (sofremos 79 pontos quando normalmente não deixamos os adversários marcar mais de 60 pontos!).
Neste capítulo importa dar os merecidos parabéns ao Benfica que demonstrou muita pontaria na hora de lançar ao cesto, mesmo pressionados com a oposição que era exercida!
Ficámos com vontade de jogar logo no dia seguinte, em "nossa casa", num sistema de Play-off... No final, o sentimento de dever cumprido alivia a desilusão de uma final perdida!
Representámos o Clube, a Cidade e o Basquetebol Distrital da melhor maneira que fomos capazes!


Photobucket

Ficha de Jogo:

Ginásio 65 x 79 Benfica  


Parciais: 1º período 18 x23; 2º período 8 x 21; 3º período 22 x 23; 4º período 17 x 12 

Atletas convocados: 
Tiago Gil, João Lé, André Mendes (6pts), André Silva (1pt), Bernardo Neves (8pts), Alberto Teixeira, Gonçalo Dias (7pts), Marcelo Santos, Diogo Araújo (13pts), Bruno Marques (3pts), Guilherme Santos (17pts), Nuno Bonfim (10pts), Tiago Antunes e Micael Oliveira.


Photobucket