Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

SELECÇÃO

O nosso atleta, Pedro Marques, voltou a ser convocado para a preparação da Selecção Nacional de sub-16 que vai disputar o Campeonato da Europa 2011.
Dois outros atletas nossos, Diogo Araújo e Nuno Bonfim vão para um estágio de observação para de futuro poderem juntarem-se ou não à formação da equipa nacional de 2012.
DIOGO ARAÚJO
Estas acções decorrem em Sangalhos (27 de Junho a 3 de Julho) e na Lousã (2 e 3 de Julho).

domingo, 26 de junho de 2011

ESPECIAL AGRADECIMENTO

Photobucket João Gomes, Eduardo Gomes, Inês Antunes, Carlos Guedelha e Joana França (fotógrafa de serviço) Photobucket Arbítros : Luis Pires, José Gomes e Garcia

5 IDEAL

O cinco ideal foi representado por :
Manuel Romero ( Guadalupe )
André Silva ( Ginásio Clube Figueirense )
André Leça ( Seixal )
Santiago Arrechea ( Guadalupe )
Diogo Araújo ( Ginásio Clube Figueirense )
Photobucket

Resultado Jogo 11h45

Ginásio Clube Figueirense 78 x 69 Guadalupe

Photobucket

1º e 2º lugar

Resultado jogo 10h30

Iliabum 30 - 52 Seixal
3º e 4º lugar

Resultado jogo 9h15

Ginásio B 24 - 76 F.C.Porto
5º e 6º lugar

sábado, 25 de junho de 2011

Calendário dos jogos dia 26

09h15 - 5º e 6º classificados - Ginásio B vs F.C.Porto
10h30 - 3º e 4º classificados - Seixal vs Iliabum
11h45 - 1º e 2º classificados - Ginásio A vs Guadalupe

Classificação 1º dia

Grupo 1
1 - Ginásio A
2 - Iliabum
3 - F.C.Porto
Grupo 2
1 - Guadalupe
2 - Seixal
3 - Ginásio B

Resultados dos jogos 17h30

Campo 1
F.C.Porto 29 - 77 Ginásio A
Campo 2
Guadalupe 46 - 28 Seixal

Resultados dos jogos 16h30

Campo 1
F.C.Porto 33 - 49 Iliabum
F.C.Porto
Iliabum
Campo 2
Seixal 98 - 10 Ginásio B
Seixal
Ginásio B

Resultados dos jogos 15h30

Campo 1
Ginásio A 61 - 34 Iliabum
Ginásio A
Iliabum

Campo 2
Guadalupe 69 - 21 Ginásio B
Guadalupe

Photobucket

Ginásio B

Mensagem de Boas Vindas

Em primeiro lugar quero dar as boas vindas a todos os atletas que nos dão o prazer de entre nós disputarem, em basquetebol, o VI Torneio Rui Roxo.
Trata-se de um torneio dedicado aos mais jovens basquetebolistas que vai trazer à Figueira da Foz perto de um centena de atletas, acompanhados pelos seus dirigentes, treinadores e familiares. Esperamos um grande espectáculo desportivo, valorizado, para além do aspecto competitivo, pelo ambiente de convívio que desejamos que se estabeleça e fortifique ao longo destes dois dias.
O Ginásio Clube Figueirense pretende com esta manifestação desportiva, competitiva, mas amigável, de qualidade e jovem (características que todos reconhecíamos ao nosso Rui Roxo), perpetuar o seu nome, mantendo-o sempre entre nós; fazíamos parte da sua família de amigos e o basquetebol era a sua paixão!
Faço votos para que todos obtenham os maiores sucessos desportivos e pessoais e que, no final do torneio, todos mantenham o desejo e o gosto de voltar ao nosso pavilhão e à Figueira da Foz.
O Director do Torneio
Carlos Guedelha

quinta-feira, 23 de junho de 2011

TORNEIO RUI ROXO

No Ginásio não se esquece a memória do jovem basquetebolista desaparecido do nosso convívio em 2004, num trágico acidente de viação. A 6ª edição do torneio Rui Roxo vai ter lugar no próximo fim de semana, com a participação de seis equipas de sub-14 (iniciados), representando o F. C. Porto, Illiabum, Seixal, Ginásio (A e B) e Guadalupe Clube Baloncesto, de Badajoz (Espanha). Note-se que nas edições anteriores participavam oito equipas, número este ano reduzido para seis devido às medidas de contenção de despesas que o Ginásio está a aplicar em todas as suas iniciativas.
Os jogos começam sábado pelas 15h30 ...apareçe!!!!!!!!!!!

domingo, 19 de junho de 2011

7º CONVÍVIO "MATOS PACHECO" - MINIBASQUETE SUB-12

Os nossos mini-atletas estiveram presentes em São Romão do Coronado, Trofa (Porto) no Torneio "Matos Pacheco", organizado pelo F.C. Porto-basquetebol.
A nossa equipa permaneceu na Trofa de Sábado para Domingo para competir com algumas das equipas presentes, tais como : Associação Cultural e Recreativa de Vigorosa (Trofa), Basket Base Club (Villagarcia de Arousa), Club Baloncesto Seis do Nadal - Coía (Vigo), Fides Gondobasket, FCP 1, FCP 2, Grupo Desportivo da Gafanha, Illiabum Clube, Maia Basket Clube e Mirandela Dragões.
O desempenho dos nossos meninos nos vários jogos, foi uma revelação positiva. O convívio com outras equipas foi de igual modo bem aproveitado e a atitude dos participantes provou que podemos contar com eles para os próximos torneios a realizarem-se na próxima época desportiva do Ginásio Clube Figueirense.
Não devemos deixar de agradecer ao Luis Pires, pai do Fábio Pires, por ter acompanhado os nossos meninos nesta deslocação à Trofa, assim como a presença da treinadora Carina Roque.

TORNEIO "MATOS PACHECO" DIA 18 E 19 DE JUNHO 2011

ORGANIZAÇÃO : F C PORTO - BASQUETEBOL. Os nossos mini atletas encontram-se este fim de semana na Trofa (Porto), para participarem no último torneio da época "TORNEIO MATOS PACHECO" em São Romão do Coronado.
Photobucket

CLINIC

sábado, 18 de junho de 2011

JOGO DE CONFRATERNIZAÇÃO

Jogo de confraternização
Na deslocação da equipa de Sub-14 do Ginásio Clube Figueirense ao pavilhão do Académico do Porto, os pais das duas equipas calendarizaram um jogo de confraternização a realizar no Galamba Marques a anteceder o jogo da 2ª volta. O jogo teve lugar no passado domingo a anteceder o último jogo da equipa de Sub-14 na Taça Nacional. Foi um jogo em que participaram os pais e mães que tiveram coragem de vestir uns calções e calçar as sapatilhas para baterem umas bolas. Aqueles que vestiram a camisola do “Vai d’arrinca” souberam-na dignificar, oferecendo uma vitória à massa associativa e aos seus filhos. O basquetebol é festa e por isso há que dar os parabéns a todos os que se quiseram juntar a esta iniciativa.

TARDE DE CONVÍVIO COM OS SUB-14

Convívio da equipa de Sub-14
No passado sábado, a equipa de Sub-14 do Ginásio reuniu-se numa tarde de confraternização de jogadores, treinadores, seccionistas e familiares dos jogadores. O evento ocorreu em casa do atleta Alexandre Gonçalves e foi organizado pela nossa seccionista Dona Elsa que teve a brilhante iniciativa de nos convidar para sua casa. Foi uma tarde (que durou até ao início do dia seguinte) de são convívio que teve várias vertentes: desportiva, gastronómica e cultural. Praticou-se natação, basquetebol, futebol, bilhar, ténis de mesa… Degustaram-se dos mais deliciosos sabores da nossa gastronomia e doçaria… Revelaram-se algumas vozes durante uma interessante sessão de Karaoke, tendo sido decidido que o treinador João Vaz irá concorrer ao Concurso televisivo “A Voz de Portugal”. Outra das revelações foi o senhor José Alberto Malafaia, pai do jogador Alberto Teixeira, com a sentida interpretação do tema “As baleias” de Roberto Carlos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

TORNEIO NACIONAL SUB-14

Photobucket No passado Domingo, a equipa de Sub-14 do Ginásio terminou a sua participação no Torneio Nacional, ao receber no Galamba Marques a sua congénere do Académico do Porto. A equipa do Ginásio entrou muito bem na partida, conseguindo impor-se no 1º período perante um adversário bem organizado. O 2º período foi de maior equilíbrio tendo no entanto o 5 do Ginásio ido para o intervalo com 12 pontos à frente no marcador. No 3º período a equipa nortenha esboçou uma ligeira recuperação mas “foi sol de pouca dura”. No derradeiro período os rapazes que vestiam de vermelho mostraram toda a sua raça e dominaram completamente o parcial, disparando definitivamente no resultado.
Parabéns às duas equipas pelo empenho e pela correcção com que disputaram a partida. Aos jogadores do Ginásio parabéns pela positiva época realizada. No entanto, a época ainda não terminou pois esta equipa tem como objectivo vencer o Torneio Rui Roxo que se vai realizar nos próximos dias 25 e 26 de Junho, no Pavilhão Jorge Galamba Marques. Assim, aproveitamos para convidar todos os que puderem estar presentes para tornar este evento em mais uma festa do basquetebol e, ao mesmo tempo, homenagear alguém que gostava acima de tudo desta modalidade e era já um exemplo para os mais novos. Parciais: 18-9; 15-12; 12-16; 20-9 Ao intervalo: 33-21
Resultado final: Ginásio65 x 46 Académico do Porto
Jogadores utilizados: Alexandre Gonçalves (4), Alberto Teixeira (3), Luís Carmelo (2), André Silva (20), Pedro Cecílio, Daniel Branco (6), Tiago Antunes (18), Diogo Araújo (8), Francisco Abreu, Tiago Gil (4)e José Dias.
Photobucket

C A M P E Õ E S

Photobucket
GINÁSIO FIGUEIRENSE 61 - 52 BENFICA
Quando às 15h30 chegámos ao Pavilhão-Sede do Seixal, já a equipa do Benfica evoluía em campo, em exercícios de aquecimento, revelando grande ansiedade e receio em relação ao adversário "desconhecido" que iria defrontar. Enquanto isso, os nossos atletas, sem se intimidarem cumpriam os "timings" habituais de preparação para o jogo, com grande confiança e responsabilidade, percebendo desde logo, que a chave para esse confronto, estaria na exploração desse estado de ansiedade do adversário. Se no 1º período, o equilíbrio foi uma constante, os 2º e 3º (28-14) lançaram o caos nas hostes benfiquistas que, sem atigirem a liderança, demonstravam grande nervosismo, em contraste com a serenidade e lucidez dos ginasistas que, paulatinamente e com todo o mérito, construiram uma vitória justíssima, perante os "gigantes" encarnados. Apesar dos "afundanços" de todas as formas e feitios, efectuados no aquecimento, os benfiquistas não demonstraram argumentos para contrariar a forma autoritária como a equipa do Ginásio se impôs em campo.
1º Período 16-18 2º Período 15-9 3º Período 13-5 4º Período 17-20 Atletas convocados:
Fernando Rolo; Alexandre Tiago; João Simões; Pedro Marques; Duarte Cardoso; André Carvalho; Gonçalo Miguéis; João Soares; Pedro Campos; João Terêncio; Miguel Lemos; Nuno Bonfim.
Photobucket
GINÁSIO FIGUEIRENSE 69 - 45 S C VASCO DA GAMA
Os Ginasistas conheciam bem o seu adversário e a sua forma aguerrida de abordar o jogo, fazendo da agressividade, nos limites da violência e provocação constante, as suas grandes armas. Muito efusivos na comemoração de lances bem delineados, mas também algo indisciplinados, quando tal não sucedia. A estratégia passava, até porque possuíam o melhor poste e ressaltador, por seleccionar bem os lançamentos no ataque e "emparedar" defensivamente o "tal gigante", por forma a que nenhuma bola lhe chegasse às mãos facilmente, o que permitiu a gestão do marcador, em vantagem. Se o equilibrio foi a nota dominante nos 3 períodos iniciais, a disciplina tactica dos figueirenses, não permitiu a ultrapassagem no marcador, colocando cada vez mais pressão e nervosismo no adversário que, como era de prever, enveredou pelo pior caminho, o das faltas anti-desportivas, altamente penalizantes, empurrando o Ginásio para um parcial de 24-5, no último período e o consequente dilatar do marcador, até à vantagem "sem espinhas", de 24 pontos.
1º Período 18-11 2º Período 16-17 3º Período 11-12 Período 24-5
Atletas convocados:
Fernando Rolo; Alexandre Tiago; João Simões; Pedro Marques; Duarte Cardoso; André Carvalho; Gonçalo Miguéis; João Soares; Pedro Campos; João Terêncio; Miguel Lemos; Nuno Bonfim.
Photobucket
GINÁSIO FIGUEIRENSE 73 - 47 SEIXAL FC
Face aos resultados anteriores, o Ginásio iniciava a partida a vencer já por 8-0, mas os seus atletas, uma vez mais e de uma forma responsável e inequívoca, nem queriam falar dessa vantagem. Só a vitória e o pleno os satisfazia completamente e esta é, sem dúvida, a melhor forma de provar o seu grau de competitividade. Por vezes, na ansia de se preservar uma pequena vantagem, a derrota surge por números ainda mais expressivos. Foi mais uma demonstração de ambição, carácter e vontade dos nossos atletas. Souberam manter o controlo emocional e no marcador, anulando qualquer tentativa adversária de acelerar o jogo, por forma a recuperar a referida desvantagem. Ao intervalo o Ginásio vencia por 3 pontos, aumentado para 8 no 3º período. No último, um parcial de 22-4, arrumou completamente a questão, um verdadeiro recital defensivo e ofensivo, não deixando ninguém indiferente quanto às potencialidades demonstradas por estes jovens atletas, reconhecidas por todos os treinadores presentes em campo e nas bancadas. Por fim, mas não em último, uma enorme palavra de apreço não só aos pais, inexcedíveis no apoio constante, mas também a todos os Ginasistas presentes, que com a sua força animaram de forma calorosa a sua equipa. Aos elementos ligados ao Seixal e organização, que nos receberam e trataram da melhor forma possível, os nossos agradecimentos. De negativo, o facto de a F.P.B. não ter dado a importância devida às estatísticas dos jogos. Em qualquer final distrital isso já acontece. Sendo este evento um marco na carreira desportiva destes jovens atletas, faltaram a escolha do MVP, do cinco ideal e melhor ressaltador que, estamos convictos incluiria 2 ou 3 atletas figueirenses.
1º Período 14-13 2º Período 21-19 3º Período 16-11 Período 22-4
Atletas convocados:
Fernando Rolo; João Ricardo; João Simões; Pedro Marques; Duarte Cardoso; André Carvalho; Gonçalo Miguéis; João Soares; Pedro Campos; João Terêncio; Miguel Lemos; Nuno Bonfim.

domingo, 12 de junho de 2011

CAMPEÕES NACIONAIS - GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE SUB-16

FESTA DE ENCERRAMENTO DO MINI-BASQUETE.

Realizou-se a festa de encerramento do Mini-basquete no dia 10/06/2011, no pavilhão Municipal de Cantanhede.
Tivemos uma representação de 26 mini-atletas do Ginásio Clube Figueirense.
Photobucket Photobucket
Tratou-se de várias equipas mix. Photobucket
Decorreram alguns jogos no interior e exterior do pavilhão e entre pais e filhos.
Photobucket
No exterior havia algumas actividades, tais como : insufláveis, tiro ao arco, futebol, pintura, entre outras... para ocupação dos nossos meninos entre os jogos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa Nacional do Compal Air 3 x 3

O Parque das Nações foi um palco magnífico para a realização de mais um encontro nacional. Calor, alegria, frustração e muito basket foram os ingredientes do fim-de-semana de 4 e 5 de Junho, em Lisboa. Equipas de todo o país praticamente encheram de cor as 22 tabelas que serviram o nacional, numa participação de mais de meio milhar de jovens e professores.
Ao longo dos dois dias de prova desenrolaram-se centenas de jogos e também as provas técnicas com a novidade da introdução do jogo do “Elimina” para os escalões de iniciados, juvenis e juniores, que trouxe maior satisfação e competição, ao nível do lançamento, entre os jogadores participantes. Os atletas do Ginásio, em representação da Escola S. Joaquim de Carvalho, no escalão de iniciados (Miguel, André e Guilherme) terminaram a sua participação no quinto lugar, enquanto no escalão de juniores (gonçalo, rodrigo e nuno) obteram um quarto lugar. Destaque ainda para o Nuno Pereira que venceu o concurso "Knock-out - Elimina".