quarta-feira, 7 de julho de 2010

Férias

O Blogue interrompe a sua actividade desejando a todos os nossos leitores umas BOAS FÉRIAS.
Regressamos em Setembro para mais uma época de Basquetebol!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Balanço da época 2009/2010

Mário Ramos
Coordenador Formação
As Equipas:

- Os nossos Minis 8 e Minis 10 desde o inicio da época que mostraram entusiasmo e vontade de fazer parte desta família do Basquetebol. Normalmente nestes escalões, a maior adesão aos treinos e convívios acontece entre o Carnaval e a Páscoa. Este ano, conseguimos ter muitos minis nos treinos logo em Setembro. Estou também muito contente com o desempenho dos nossos dois Treinadores deste escalão (o Paulo e o Gonçalo). Revelaram cuidado na organização das actividades e responsabilidade no enquadramento dos pequenitos.

- Os Minis 12 também estiveram muito bem. Com bastantes inscritos, desde logo foi necessário desdobrar a equipa em dois, com dois treinadores. Se é verdade que no início tivemos dificuldade em fazer passar a mensagem que os treinos e convívios não eram um espaço de ATL, com o trabalho semanal dos treinadores (Zé Costa e João Mota) fomos conseguindo um maior compromisso de todos. A participação em convívios de âmbito nacional (Seixal, Gafanha, FC Porto, Física Torres Vedras e Madeira), onde tiveram a possibilidade de defrontar Clubes de referencia (Seixal, Benfica, Ovarense, Porto, Barreirense...), deu para perceber que estão no bom caminho.

A equipa de Minis 12 feminina foi aquela que nos deixou uma sensação de insatisfação. Não conseguimos a consolidação satisfatória das meninas nesta família. As atletas mais comprometidas com o Clube foram sendo integradas na equipa masculina, com bastante sucesso aliás. Contudo, a participação enquanto equipa foi pouco satisfatória.

- Os Sub 14 excederam as nossas expectativas. Tanto a equipa B como a equipa A foram mais além do que estávamos à espera. O trabalho competente dos dois treinadores (Mauro e João Vaz respectivamente) foi decisivo.

A equipa B começou a época com algumas dificuldades ao nível da fidelização à modalidade e ao Clube. A assiduidade aos treinos não era a melhor e notava-se alguma falta de motivação para o rigor do treino. Com o decorrer da época este comportamento foi superado, com os consequentes progressos ao nível das aprendizagens a serem evidentes.

A equipa A conseguiu o título Distrital e uma participação no Torneio Nacional muito positiva (1º lugar sem derrotas na primeira fase, 3º lugar na segunda fase da competição e vencedora do T. Rui Roxo 2010). No início da época era reconhecido algum talento neste grupo de jogadores mas também era evidente muita imaturidade. Com o decorrer dos jogos do nacional melhorou-se muito a esse nível, gerindo situações de jogo mais duro e/ou equilibrado.

As duas equipas iniciaram o Treino da Força, com dois momentos de 30 minutos durante a semana. Foram visíveis os progressos neste campo. Passaram a lidar melhor com os contactos do jogo, a chegar mais depressa às bolas perdidas, a fazer mais contra-ataques.

- Os Sub 16 também nos surpreenderam. Numa época em que esperávamos dificuldades, já que a equipa é composta por atletas maioritariamente de 1º ano, conseguiram o Título Distrital e uma participação bastante positiva no Torneio Inter-Associações (2º lugar). É uma equipa muito interessante de ver jogar. São disciplinados quanto baste ao nível das opções tácticas (ofensivas e defensivas) e lidam bem com o jogo mais físico. A experiência acumulada no ano anterior (quando foram à final nacional dos sub14 e venceram) foi sem dúvida uma mais valia no sentido de gerir de forma mais madura as diferentes dificuldades que o jogo apresenta. Podem fazer mais uma boa época para o ano. Com um pouco mais de “cm” podem até ser ambiciosos na definição dos objectivos. Parabéns ao Luís Dionísio pelo trabalho realizado.

- A equipa de Sub 18 foi aquela que este ano conquistou um Troféu Nacional! Estamos muito orgulhosos com eles. Alguns destes “miúdos” arriscavam-se a passar pelos escalões de formação sem ter conseguido um título. O título distrital escapou por muito pouco mas, o desempenho durante a Taça Nacional foi fantástico. Apenas com uma derrota, apuraram-se para a fase final desta competição destacados do 2º classificado. A Fase Final foi abordada com bastante frieza e maturidade, com o título a ser arrecadado de forma segura, num jogo sempre controlado e com a liderança do marcador sempre assegurada. Parabéns a todos, em especial ao Treinador Valdemar Ferreira.

A actividade anual:

Fruto das contingências financeiras, não foi um ano tão ambicioso como o que desejávamos.

Ainda assim conseguimos organizar:

- Estágio de Aperfeiçoamento Técnico (31 atletas presentes ao longo de 4 dias com treinos bi-diários),

- Organização conjunta com o CDMB da Acção de Formação: "O Minibasquete na preparação desportiva a longo prazo", com os Formadores Nuno Leite e Sónia Costa,

- Acção Pais & Mães Minis 8,

- Organização ao longo da época de 10 Convívios de Minibasquete,

- V Torneio Rui Roxo.

O retorno que recebemos dos diferentes intervenientes nestas acções permite-nos concluir que foram organizações de Muito Bom Nível.

Representámos o Clube em diferentes Torneios para os quais fomos convidados: Torneio Feira de S. Mateus, Torneio Cidade da Gafanha (minibasquete e Sub 14), Torneio do Seixal, Torneio Matos Pacheco, Torneio Fausto Rodrigues, Torneio Mini-cesto da Madeira, Jamboree Ponte da Barca, Triangular Minis 10 e 12 do Beira-Mar, Memorial Mário Lemos e mais alguns jogos de treino particulares.

A par desta actividade, esta época vimos 3 atletas envolvidos em Estágios de Selecção Nacional (Nuno Bonfim, Pedro Marques e Ricardo Rosa) e 6 nas Selecções Distritais (Pedro Marques, Fernando Rolo, Rodrigo Santos, Nuno Bonfim, Bernardo Neves e Marcelo Santos).

Uma época desportiva é feita de altos e baixos. A "NOSSA" época foi sem dúvida mais preenchida por momentos Altos.

PARABÉNS A TODOS! Aos atletas, Seccionistas, Treinadores, Directores e Funcionários do Clube. Um agradecimento especial também aos Pais dos nossos jogadores. Sem o seu contributo não teria sido possível toda esta dinâmica!