Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Pais&Mães Minis 10

Numa organização conjunta do Clube P.T. e do Comité Distrital de Minibasquete, decorreu este Sábado mais uma acção que promoveu a interacção entre Pais&Mães e os seus filhos.
São sempre momentos altos, que acrescentam uma mais valia na formação destes "miniAtletas" que se iniciam na modalidade que tanto gostamos.
O Ginásio também marcou presença nesta iniciativa com o Rodrigo Carvalho, o Guilherme Quaresma, o Guilherme Simplício, o Miguel Silva e o Joaquim Coelho, bem como dos respectivos pais e mães.
Parabéns aos organizadores!
Aqui fica o apontamento feito pelo Comité Distrital de Minibasquete:
"No Sábado, dia 27 de Fevereiro realizou-se no pavilhão da Portugal Telecom uma actividade cuja finalidade foi a promoção da actividade desportiva em família, trazendo os pais e as mães e um espaço habitualmente reservado aos atletas e seus treinadores.

Esta actividade organizada pelo Clube Portugal Telecom e pela Associação de Basquetebol de Coimbra no âmbito do Plano Anual do Comité Distrital de Minibasquete, teve uma boa adesão das famílias que se uniram numa manhã desportiva, de convívio e também de reflexão.

A actividade prática teve um período de treino dos pais orientado pelos filhos com a ajuda dos treinadores seguindo-se a realização de jogos entre pais e filhos.

Ainda houve a oportunidade de alguns filhos experimentarem arbitrar os jogos e de compreenderem a dificuldade daqueles que, no campo, ajudam a que se cumpram as regras do jogo.

Este convívio social e desportivo teve ainda um espaço de debate orientado pelos convidados Prof. Carlos Gonçalves, Presidente do Comité Europeu de Fair-Play e Prof. João Paiva, pai, antigo jogador e treinador de basquetebol.

O debate/reflexão centrou-se na importância do desporto para os jovens, abordando o minibasquete como uma prática que pode ser um excelente contributo para o desenvolvimento físico, social e psicológico dos jovens, quando bem orientado e acompanhado. Foram levantadas questões relativas à importância das atitudes e comportamentos dos adultos, no seu papel de acompanhamento do desporto das crianças e jovens, pois são sempre modelos pelo que fazem (e não apenas pelo que dizem).

Nesta iniciativa aderiram famílias da Académica, Basquete Clube de Cantanhede, Clube Infante de Montemor, Portugal Telecom, Olivais Coimbra e Ginásio Figueirense aproximando-se da meia centena de participantes.

Num inquérito realizado a alguns filhos e pais/mães, concluímos que os filhos gostaram muito da actividade e gostariam que esta iniciativa se realizasse com mais regularidade, pois o contacto com o desporto e os pais proporcionaram-lhes um momento único de felicidade. Na opinião dos pais/mães, esta actividade proporcionou-lhes um bem-estar físico e psicológico, achando que esta actividade devia de ser mais vezes realizada, pois o convívio entre famílias foi visto como um aspecto muito positivo a nível social para as crianças e adultos."

(fotos retiradas do Blog do Clube P.T.)