terça-feira, 30 de junho de 2009

IV Torneio Rui Roxo - Calendário dos Jogos

IV Torneio Rui Roxo

CLINIC INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO 2009

Foi no passado fim e semana que se realizou mais um Clinic para Treinadores na cidade de Cantanhede.
Numa iniciativa da Escola Nacional de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Coimbra e Câmara Municipal de Cantanhede, esta acção dirigida a treinadores dos escalões de formação foi bastante concorrida e com muito bom nível graças à qualidade de todos os prelectores.
Parabéns aos organizadores.
Em paralelo ao Clinic, realizou-se uma importante reunião com o objectivo de reanimar a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol. Encontrou-se uma comissão que vai iniciar os procedimentos burocráticos para que, proximamente, se façam eleições e a ANTB encontre novamente o seu caminho.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

IV Torneio Rui Roxo

Já estão confirmadas todas as equipas:
O torneio terá lugar no fim de semana de 4 e 5 de Julho.
Mais pormenores em próximas mensagens.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Grande Encontro

O convívio do Basquetebol está programado entre as 10:30 e as 12:30 nos seguintes locais:
Minibasquete nos campos da Misericórdia;
Sub 14 nos campos das Abadias;
Sub 16, Sub 18 e ex-atletas no Pavilhão do Liceu.
Está previsto um pequeno lanche durante a manhã.
Quando forem 12:30 terminam as actividades e todos seguimos para o Pavilhão Galamba Marques para o GRANDE ALMOÇO CONVÍVIO, com entrega de Diplomas aos Campeões 2007/2008.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estágio Obs. da Selecção Nacional (nascidos em 95/96)

O nosso Pedro Marques foi seleccionado para participar neste estágio de observação, que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de Junho, no Centro Nacional de Treino Paulo Pinto em S. João da Madeira.
PARABÉNS e bom trabalho!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

XIV Torneio Nacional de Sub14 - FASE FINAL

Ao vencer todos os jogos da fase final, a equipa de sub-14 do Ginásio, sagrou-se Campeã de Portugal da categoria.
Depois de um percurso a todos os títulos brilhante ao longo da época, este triunfo apresenta o mérito acrescido de ter sido conseguido em casa de um dos adversários (Seixal), muito próximo da casa de outro (Barreirense) e ainda da nossa equipa ter superado o F. C. Porto, 1º classificado da zona norte.
Estão de parabéns os jovens jogadores – Fernando Rolo, Pedro Mesquita, João Simões, Pedro Marques, Duarte Cardoso, André Carvalho, Gonçalo Miguéis, Alexandre Tiago, Pedro Campos, João Terêncio, Miguel Lemos, Miguel Augusto – o treinador Luís Dionísio, os Seccionistas António Carvalho e Ramiro Simões, os Pais dos atletas cuja contribuição foi fundamental para este grande êxito e também o Vice-Presidente Carlos Guedelha, com o pelouro da Formação, cuja acção é de justiça salientar, neste momento de alegria.
Foi o oitavo titulo nacional obtido pelo Ginásio na modalidade. Na hora da vitória, não esquecemos os patrocinadores que contribuíram para este sucesso: Casino Figueira como sponsor de todo o Basquetebol ginasista e Padaria Dionísio, no caso da equipa campeã.
Os resultados:
• Ginásio, 44 – F. C. Porto, 37
• Ginásio, 71 – União Sportiva Açores, 22
• Ginásio, 40 – Barreirense, 37
• Ginásio, 46 – Seixal F. C., 44
Cinco ideal: Pedro Marques (Ginásio) Diogo Gameiro (Seixal) Carlos Dias (Barreirense) André Figueiredo (Barrereinse) João Moreira (Seixal) Melhor marcador - André Figueiredo (Barreirense) Melhor ressaltador - André Figueiredo (Barreirense) Melhor assistencias - Carlos Dias (Barreirense)

Minis 12 em Ilhavo

Este fim de semana a nossa equipa de minis 12 participou no evento de 2 dias organizado pelo Illiabum para o escalão de minis.
Enquadrados por uma equipa liderada pelo treinador José Costa e pelas Seccionistas Ana Paula Ângelo e Susana Pires, os nossos rapazes representaram o Ginásio de forma entusiástica e dignificante.

Acreditar no Minisbasquete

Com as devidas desculpas pelo atraso na notícia, aqui fica a referência à nossa participação no Torneio Acreditar:
O 1º Torneio “Acreditar no Minibasquete”, iniciativa de solidariedade para com a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro – realizou-se no dia 10 de Junho, no pavilhão de Montemor-o-Velho, organizado pelo Clube Infante de Montemor. Participaram equipas de Minis 12 do Ginásio, Académica e Clube Infante Montemor.
Parabéns aos organizadores e obrigado pelo convite.

VENCEDORES - XIV Torneio Nacional de Sub14 - FASE FINAL

Ainda na ressaca de um fim de semana tão intenso e preenchido, fica para já a notícia:
Somos VENCEDORES!
PARABÉNS a todos!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

XIV Torneio Nacional de Sub14 - FASE FINAL

Já partiram os nossos sub14 A em direcção ao Seixal para participarem na Fase Final do XIV Torneio Nacional.
A comitiva é composta por:
#4 Fernando Rolo; #5 Pedro Mesquita; #6 João Simões; #7 Pedro Marques; #8 Duarte Cardoso; #9 André Carvalho; #10 Gonçalo Migueis; #11 Alexandre Tiago; #12 Pedro Campos; #13 João Terêncio; #14 Miguel Lemos; #15 Miguel Augusto; Treinador - Luís Dionísio; Seccionistas - António Carvalho e Ramiro Simões.
O Calendário do jogos é:
Sexta-feira (12 Junho)
12:00 - F.C.Porto vs Ginásio
20:00 - Ginásio vs União Sportiva
Sábado (13 Junho)
18:00 - Barreirense vs Ginásio
Domingo (14 Junho)
11:00 - Ginásio vs Seixal

terça-feira, 9 de junho de 2009

Acreditar...

Amanhã, os nossos atletas que fazem as despedidas do escalão de minibasquete, vão participar no Torneio Acreditar, uma organização conjunta do Clube Infante Montemor e a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Com regras mais próximas da realidade que estes mini-atletas vão encontrar na próxima época, os jogos terão lugar no campo central, com os cestos a 3,05m e no formato de 5x5.
PROGRAMA:
09:15 - Recepção das Equipas
10:00 - CIM x AAC
11:00 - Ginásio x AAC
12:00 - CIM x Ginásio
13:00 - Entrega de lembranças e agradecimentos

segunda-feira, 8 de junho de 2009

FESTA DE ENCERRAMENTO MINIS - Lousã

A maior concentração distrital de minibasquete aconteceu na Lousã no passado sábado, 6 de Junho. Foram cerca de 300 os atletas, treinadores, e dirigentes de vários clubes do distrito que participaram nesta festa dedicada aos minis. A chuva alterou o plano inicial que contemplava uma tarde de actividade na Serra da Lousã mas não chegou para desanimar as dezenas de meninos e meninas que vieram à Lousã encher os pavilhões de alegria.
No programa constaram muitos jogos de minibasquete e vários concursos técnicos e ainda um momento especial com os pais e as mães a entrarem em campo para jogar com os filhos.
Nas actividades estiveram envolvidos vários treinadores dos clubes presentes, numa demonstração da grande cooperação, necessária e fundamental para o bom ambiente que se vive no minibasquete.
Os árbitros e coordenadores de campo foram treinadores e atletas das camadas jovens do Lousanense.
No final do dia foram entregues os diplomas aos atletas que participaram em mais convívios durante a época, comprovado pelos selos no passaporte do miniatleta.
Foi também o momento para distinguir o Clube do Ano em Minibasquete, troféu entregue pelo Presidente do Comité Distrital de Minibasquete, Sr. José Manuel de Almeida, à Associação Académica de Coimbra. O Olivais foi segundo e em terceiro no ranking ficou o Ginásio. Salienta-se o trabalho e empenho de todos os clubes que, através dos seus dirigentes, treinadores, pais e mães, se dedicam ao minibasquete e fazem deste sector o mais dinâmico da actividade distrital.
Nesta festa estiveram presentes o Lousanense, clube anfitrião e grande patrocinador do evento, Sampaense, Académica de Coimbra, Olivais, Clube Infante de Montemor, Ginásio e Sporting Figueirense.
José Costa, capitão da selecção nacional sénior e treinador dos minis 12 do Ginásio, foi uma referência de boa disposição e dedicação aos mais novos.
A Câmara Municipal da Lousã apoiou, mais uma vez, esta grande festa que vai já na 7ª edição neste local, tendo entregue lembranças a todos os Clubes presentes.
(texto retirado do Blog do Comité Distrital de Minibasquete de Coimbra)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROGRAMA ESPECIAL - "Passo a Passo"

Foram convocados pela Associação de Basquetebol de Coimbra para o programa especial "Passo a Passo" Sub14 masculinos, os nossos atletas:

Guilherme Santos

Bruno Marques

Gonçalo Dias

O treino decorreu na Sexta-feira 5 de Junho no pavilhão da escola EB 2,3 Martim de Freitas, em Coimbra.

Jogo de Preparação SUB 14 A

Domingo, 7 de Junho, pelas 11h00m no Pavilhão Galamba Marques, jogo de preparação entre a equipa que vem de Salamanca e os nossos Sub14.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

FESTA DE ENCERRAMENTO MINIS - Lousã

08:00 - Concentração no Pav. Galamba Marques

09:30 - Chegada à Lousã, no Pavilhão Novo (Não esquecer de levar o PASSAPORTE do atleta - Prémio mini TopMais = ganha o que tiver mais selos)

10:00 - Inicio dos jogos para os minis 12

10:30 - Inicio dos jogos para os minis 10

11:00 - Inicio dos jogos para os minis 8

REGULAMENTO DOS JOGOS: Os atletas vão ser agrupados em equipas de 8/10 elementos, com um treinador (tal como se fez nos Convívios MIX de inicio de época). Cada jogo terá a duração de 2 períodos de 10 minutos corridos.

12:00 - All Star minis 10 x Mães presentes

12:30 - All Star minis 12 x Pais presentes

13:00 - Entrega de prémios e lembranças

13:30 - Almoço - junto às piscinas naturais

15:00 - Actividades Lúdicas - Concentração no Castelo

17:00 - Final das actividades Organizadas - Convívio

Para as actividades da tarde é fundamental levar: água, lanche (o almoço é oferecido pela organização), protector solar/boné, roupa fresca e calçado que se possa molhar, fato de banho e toalha (se estiver bom tempo para a piscina).

Caso o dia esteja chuvoso (há previsões nesse sentido), os jogos da manhã decorrem igualmente nos Pavilhões Municipais, com concentração ao final da manhã no Pavilhão Novo para informações sobre o local do almoço e actividades da tarde. Neste caso os jogos All Star decorrerem a partir das 15:00 no Pav. Novo seguidos de concursos e jogos para todos.

Pais e mães ou outros adultos não incluídos na comitiva podem almoçar connosco. Para tal devem inscrever-se até 6ª feira na Secretaria e pagar 5€

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sub 14 A na Final Nacional!

Parabéns a toda a equipa que, depois da vitória de Sábado, conseguiu o apuramento para a Final a 6 deste Torneio Nacional.
Aqui fica, como é hábito, mais uma crónica do jogo:
GALITOS 49 - 75 GINÁSIO FIGUEIRENSE
A equipa do Ginásio iniciou a partida de uma forma muito concentrada e agressiva, dominando completamente o 1º período (7-22).
Ao intervalo a vantagem era de 16 pontos (22-38) e a 2ª parte começou exatamente como a 1ª, isto é, domínio total dos figueirenses em todas as vertentes do jogo, ampliando a vantagem para 30 pontos, o que permitiu que a equipa ginasista abordasse o último periodo com toda a tranquilidade. A vitória, único resultado que interessava ao Ginásio para o apuramento para a "final 6", por 49-75, evidencia claramente a supremacia da equipa da Figueira ao longo de todo o jogo.
1º Período (7-22)
2º Período (15-16)
3º Período (6-22)
4º Período (21.15)
Atletas convocados:
* Fernando Rolo (2)
* Pedro Mota
* João Simões (7)
* Pedro Marques (26)
* Duarte Cardoso (10)
* André Carvalho (10)
* Gonçalo Miguéis (3)
* Alexandre Tiago (9)
* Pedro Campos
* João Terêncio (4)
* Miguel Lemos (4)
* Miguel Augusto
Uma palavra de apreço aos Pais e familiares destes jovens, que têm sido incansáveis no apoio da equipa, apoio esse que se tem pautado por grande correcção!

VI Torneio Fausto Rodrigues - 30 Maio

Foi a primeira vez que participamos neste prestigiado evento no escalão de minis, organizado pelo Física de Torres Vedras.
Graças ao Pai Furet, aqui fica uma pequena crónica e algumas fotos:
"Os 8 convocados, sob a orientação do treinador Romero, mediram forças com as equipas de Grândola, Queluz, Física e Alenquer, tendo jogado como nunca tinham jogado esta época. Na verdade, todo o trabalho levado a cabo pelos dois treinadores, José Costa e Romero Júnior, deu frutos para além das expectativas de todos quantos se deslocaram a Torres Vedras (treinador e seccionista incluídos), tendo atingido o auge quando defrontaram a equipa principal de Mini-12 do Física, com atletas de 12 e 13 anos (um deles afundava). Sem se intimidarem, deram excelente réplica tendo chegado a estar a vencer a meio do jogo, para acabarem por perder por apenas 4 pontos (para os que gostam de estatísticas e só para esses, ganharam os outros três jogos). O desempenho neste jogo valeu-lhes os sinceros parabéns do treinador adversário e, no final do torneio, uma prenda do Romero: um mergulho na piscina do Física.
Pela experiência acumulada e todas as emoções vividas ao longo desta manhã, tão cedo estes atletas não se esquecerão deste torneio."
Ao Física de Torres Vedras, obrigado pelo convite e parabéns pela organização.

Minis 12, T. Primavera em Coimbra

Foi também na manhã de Sábado que os nossos minis 12 participaram no Convívio organizado pela AAC.
Clubes presentes:
AAC, Ginásio, Olivais, PT e Lousanense.
Pela fotografia dá para ver que todos se divertiram!

Torneio Primavera - MINIS 10

Foi este Sábado que estiveram presentes no Galamba Marques 5 equipas para mais um Convívio no escalão de minis 10.
Ginásio (com 2 equipas), AAC e Olivais (2 equipas) jogaram entre si, com cerca de 40 mini-atletas em acção.
Uma palavra de agradecimento ao Micael, Daniel, Eduardo, Tiago e Diogo, atletas das equipas B e C de Sub14 que deram uma preciosa ajuda na arbitragem dos jogos!